2024-04-19 0

As chapas de Drywall são produzidas a partir do gesso e do papel cartão muito usada em projects de engenharia, arquitetura e design, principalmente por sua praticidade e versatilidade. Existem diversos tipos de placas de gesso acartonado, de variados tamanhos e medidas, para todos os tipos de ambientes, tanto interno como externo.

Além da praticidade ela traz com ela uma bagagem de vantagens:

Agilidade: A sua aplicação é rápida e fácil.

Economia: O Custo de uma parede comparada a de uma alvenaria convencional é mais barata deixando o seu projeto com o custo bem menor.

Variedade na Aplicação: Ótima escolha para projetos, pois, ela se dá muito bem com iluminação embutida, além de se adaptar muito bem com madeira e concretos podendo criar móveis acoplados à parede. Ainda falando em variedade você pode optar por isolantes acústicos, toda essa variedade se dá por ele ser um produto leve, pratico, de fácil aplicação diminuindo tempo, custo e bagunças.

Resistência: Ele permite receber parafusos, podendo até ser cortado e modelado.

Variedade nos modelos: Você encontra diversos modelos que mais combina com o seu projeto, abaixo segue alguns modelos:

  • Chapa  Standard – ST  (cor cinza) = para uso geral, utilizada em paredes, tetos e revestimentos de áreas secas. (Indicada para ambientes internos, não deve ficar exposta ao relento e ação do tempo).
  • Chapa Resistente à Umidade– RU (cor verde) = utilizada em áreas molhadas, como: banheiros, cozinhas, áreas de serviços e lavanderias. (As chapas de gesso apresentam silicone na composição, o que trará maior resistência à umidade. Mas as chapas não podem entrar em contato com a água, pois infiltrações danificarão o gesso).
  • Chapa Resistente ao Fogo– RF (cor rosa) = utilizada em saídas de emergência e em áreas enclausuradas, como: escadas e corredores. (O gesso é um material que naturalmente resiste ao fogo e para garantir mais eficiência, as chapas RF apresentam na composição retardantes de chama).

 

APLICAÇÃO SERVIÇOS GESSOS ACARTONADO:

1. Instale as guias

Fixe a fita de isolamento na guia. Depois fixe as guias no chão, na parede e no teto seguindo as marcações feitas. Com a furadeira, fure as guias até atravessar o piso, deixando um espaço de 60 cm entre os furos. Fixe com buchas e parafusos.

2. Instale os montantes

Comece das extremidades para o meio. Use parafusos metal-metal para encaixar os montantes nas guias de fora para dentro. Deixe uma distância de 40 a 60 cm entre um montante e outro.

3. Instale as chapas

Posicione a chapa na posição vertical. Parafuse-a no montante iniciando de cima para baixo, respeitando 1 cm da borda da chapa. A distância entre um parafuso e outro deve ser de 25 a 30 cm. A cabeça do parafuso deve ficar cerca de 1 mm para dentro da chapa.

4. Faça a amarração

Se a altura da chapa for menor do que a do pé direito, corte outra chapa para completar. Sempre corte pelo lado do cartão e com 1 cm a menos. Faça a amarração das chapas mantendo as juntas alternadas.

5. Coloque o isolamento

Corte as placas de lã mineral ou lã de vidro e faça o preenchimento entre os montantes.

6. Instale as chapas do outro lado

Repita a instalação das chapas do outro lado da parede. Se no 1° lado, você emendou as chapas para montar a altura de drywall de baixo para cima, nesse lado, deve emendar as chapas de cima para baixo, para que as emendas não fiquem no mesmo lugar.

7. Rejunte

Passe a massa de rejunte nas emendas das chapas. Aplique a fita microperfurada por cima da primeira demão de massa. Passe outra demão de massa, escondendo a fita. Após a secagem, aplique outra demão para um acabamento liso e uniforme.

8. Finalize

Depois do rejunte secar, lixe para que a parede esteja pronta para receber o acabamento desejado.